SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11NARRATIVES AND REPRESENTATIONS ABOUT THE DEAF IN VIRTUAL TECHNOLOGIES: Videographic analysis on the youtube® websiteNEO-CONSERVADURISM AND EDUCATION IN PRESENT URUGUAY: Echoes of the Escola sem Partido (ESP) in the Uruguayan reality. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

VENERE, Mario Roberto; MOREIRA, Melissa Velanga  and  VELANGA, Carmen Tereza. IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020135.  Epub May 10, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1539.

Este artigo tem como objetivo averiguar as contribuições e as experiências obtidas por professores e acadêmicos da educação superior dos cursos da Universidade Federal de Rondônia - UNIR com o uso de imagens fotográficas como instrumento didático-pedagógico na sua formação, além de suas contribuições como ferramenta metodológica na aula universitária. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, cujos instrumentos foram: a observação da prática docente e a entrevista com professores e acadêmicos, pertencentes aos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Letras, Medicina, Enfermagem, Biologia, Matemática e Geografia da UNIR, durante um estudo ao longo de quatro semestres letivos, concluída no segundo semestre de 2018. Os resultados mostram que os docentes, em sua maioria, utilizam as imagens fotográficas como recurso didático, sendo que estas possibilitam aos professores reflexão das atividades em sala de aula, contribuindo na formação dos seus alunos. A utilização da imagem fotográfica contribui para o processo de ensino e aprendizagem na formação superior, auxílio para a prática pedagógica reflexiva.

Keywords : Ensino Superior; Imagem fotográfica; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )