SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS EM TECNOLOGIAS VIRTUAIS: análise videográfica no site do youtube®NEO-CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO NO URUGUAI ATUAL: Ecos da Escola sem Partido (ESP) na realidade uruguaia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

VENERE, Mario Roberto; MOREIRA, Melissa Velanga  e  VELANGA, Carmen Tereza. IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020135.  Epub 10-Maio-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1539.

Este artigo tem como objetivo averiguar as contribuições e as experiências obtidas por professores e acadêmicos da educação superior dos cursos da Universidade Federal de Rondônia - UNIR com o uso de imagens fotográficas como instrumento didático-pedagógico na sua formação, além de suas contribuições como ferramenta metodológica na aula universitária. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, cujos instrumentos foram: a observação da prática docente e a entrevista com professores e acadêmicos, pertencentes aos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Letras, Medicina, Enfermagem, Biologia, Matemática e Geografia da UNIR, durante um estudo ao longo de quatro semestres letivos, concluída no segundo semestre de 2018. Os resultados mostram que os docentes, em sua maioria, utilizam as imagens fotográficas como recurso didático, sendo que estas possibilitam aos professores reflexão das atividades em sala de aula, contribuindo na formação dos seus alunos. A utilização da imagem fotográfica contribui para o processo de ensino e aprendizagem na formação superior, auxílio para a prática pedagógica reflexiva.

Palavras-chave : Ensino Superior; Imagem fotográfica; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )