SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11NEO-CONSERVADURISM AND EDUCATION IN PRESENT URUGUAY: Echoes of the Escola sem Partido (ESP) in the Uruguayan reality.THE REFORM OF HIGH SCHOOL AND PROFESSIONAL EDUCATION: from Basic Guidelines Law (LDB) to National Curriculum Guidelines for high School And Professional Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

HERMIDA, Jorge Fernando  and  LIRA, Jailton de Souza. DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020137.  Epub May 10, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1542.

Este ensaio versa sobre os fundamentos políticos e pedagógicos da proposta do movimento Escola sem Partido (ESP). Apresenta uma série de glosas críticas sobre um dos temas educacionais mais relevantes dos últimos tempos, as quais representam o ponto de vista crítico dos autores, mas também de amplos setores educacionais e sociais, defensores da escola pública e da democracia. Ancorado nos fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-crítica e do materialismo histórico e dialético, o ensaio conclui que o Escola sem Partido se constitui em um movimento autoritário, articulado com o movimento fascista internacional e com os setores políticos e econômicos mais reacionários da sociedade. Suas propostas representam o violento esforço do sistema capitalista em manter o seu processo de acumulação e concentração da riqueza, ainda que precise utilizar recursos que minam o Estado democrático de Direito liberal e as limitadas conquistas decorrentes da ampliação dos espaços de democratização formal pós Constituição de 1988.

Keywords : Escola sem Partido; Democracia liberal; Fundamentos da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )