SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11NEO-CONSERVADURISMO Y EDUCACIÓN EN EL URUGUAY ACTUAL: Ecos de la Escola sem Partido (ESP) en la realidad uruguayaLA REFORMA DE LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: del Ley de Directrices Básicas (LDB) a las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Secundaria y la Educación Profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

HERMIDA, Jorge Fernando  y  LIRA, Jailton de Souza. DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020137.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1542.

Este ensaio versa sobre os fundamentos políticos e pedagógicos da proposta do movimento Escola sem Partido (ESP). Apresenta uma série de glosas críticas sobre um dos temas educacionais mais relevantes dos últimos tempos, as quais representam o ponto de vista crítico dos autores, mas também de amplos setores educacionais e sociais, defensores da escola pública e da democracia. Ancorado nos fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-crítica e do materialismo histórico e dialético, o ensaio conclui que o Escola sem Partido se constitui em um movimento autoritário, articulado com o movimento fascista internacional e com os setores políticos e econômicos mais reacionários da sociedade. Suas propostas representam o violento esforço do sistema capitalista em manter o seu processo de acumulação e concentração da riqueza, ainda que precise utilizar recursos que minam o Estado democrático de Direito liberal e as limitadas conquistas decorrentes da ampliação dos espaços de democratização formal pós Constituição de 1988.

Palabras clave : Escola sem Partido; Democracia liberal; Fundamentos da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )