SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11DECONSTRUYENDO LA LÓGICA DE LA ESCUELA SIN PARTIDO: glosas críticasLA PRESENCIA DE LAS MUJERES EN LA EDUCACIÓN ANGOLEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

PIOLLI, Evaldo  y  SALA, Mauro. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020138.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1543.

Esse artigo analisa a legislação que implementa e normatiza a Reforma do Ensino Médio nacional, sobretudo, a partir das transformações na Educação Profissional pela introdução dos itinerários formativos. Buscamos abarcar as transformações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica que seguiram as mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. Concluímos que a Reforma do Ensino Médio explicita ainda mais a dualidade entre uma formação voltada para o prosseguimento e aprofundamento dos estudos e outra voltada para o trabalho. No quadro da formação profissional, a reforma engendra uma segunda dualidade, que chamamos de dualidade da dualidade, que marca a distinção entre a formação em cursos técnicos e os cursos curtos de qualificação profissional. Analisamos os mecanismos da reforma que abrem espaço para a externalização da formação, as parcerias público-privadas, a Educação a Distância e para um processo de certificação e reconhecimento de competências adquiridas fora da escola, o que poderá significar um verdadeiro processo de desescolarização da Educação Profissional e Média.

Palabras clave : Reforma do ensino médio; Educação Profissional; Diretrizes Curriculares Nacionais; Dualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )