SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11LA REFORMA DE LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: del Ley de Directrices Básicas (LDB) a las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Secundaria y la Educación ProfesionalINICIO DEL PROCESO DE INDUCCIÓN DEL PROFESOR: el papel de la coordinación pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FERREIRA, Ruth Canga Buza  y  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. A PRESENÇA DE MULHERES NA EDUCAÇÃO ANGOLANA. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020139.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1544.

Esta é uma pesquisa narrativa que trata da presença das mulheres no sistema educacional angolano. Por meio de fotos e relatos, traçamos o processo de ingresso das mulheres na educação angolana. Os relatos foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras em Angola. Para este espaço, trazemos a história de duas professoras, denominadas de Nsona e Tchissola (nomes fictícios), que possuem formação de nível superior. A professora Nsona leciona no ensino superior e a professora Tchissola na educação básica. A escolha de ambas foi realizada em razão da vivência dessas mulheres na educação, do período final da colonização no país ao período de guerra civil. O objetivo desta pesquisa é conhecer a trajetória de formação dessas mulheres no contexto angolano, adentrando na história do país e compreendendo os impactos dessa história na formação das professoras. As trajetórias de vida de Nsona e Tchissola, agora conhecidas e podem vir a ser fonte de inspiração e reformulação do sistema educacional angolano, abrindo mais espaço de profissão para as mulheres e sua valorização.

Palabras clave : Pesquisa narrativa; História de vida; Educação; Mulher angolana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )