SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE: o papel da coordenação pedagógicaDIMENSÃO PROCEDIMENTAL NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SANTOS, Isabela Macena dos; GOMES, Eva Pauliana da Silva  e  PRADO, Edna Cristina do. NA CONTRAMÃO DA DEMOCRACIA: a crescente indicação política de gestores escolares em Alagoas. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020151.  Epub 10-Maio-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1561.

Este artigo apresenta um mapeamento das formas de escolha do gestor escolar na rede pública municipal de ensino de Alagoas, ao mesmo tempo que analisa as percepções dos secretários de educação sobre o perfil do gestor escolar, eleição e indicação de diretores. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa quantitativa com aplicação de questionário com os secretários de educação e presidentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (SINTEAL), com objetivo de compreender as formas de provimento do cargo de gestor escolar da rede municipal de ensino alagoana. A análise dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que Alagoas vem fazendo um caminho contrário ao que determina a meta 19 do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), no que tange à utilização de formas mais democráticas de escolha do gestor escolar, pois, ao fazer a comparação com pesquisa realizada em 2013 sobre as formas de escolha do gestor escolar, constatou-se que, após sete anos, ainda a indicação política é a forma de provimento predominante na rede municipal do estado.

Palavras-chave : Indicação Política; Plano Nacional de Educação; Alagoas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )