SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11À CONTRE-COURANT DE LA DÉMOCRATIE: la prise de conscience politique croissante des directeurs d'école d'AlagoasRESILIENCIA CULTURAL Y EDUCACIÓN PROFESORAL VERSUS POSMODERNIDAD-POSVERDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

GORDO, Margarida do Espírito Santo Cunha; FURTADO, Renan Santos  y  NEWAR, Christiani Lourdes Melo. DIMENSÃO PROCEDIMENTAL NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020152.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1562.

O objetivo deste artigo é construir um protocolo avaliativo como proposta de avaliação da aprendizagem para a área da Educação Física escolar, de acordo com a dimensão procedimental, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteando esse processo de construção. Listamos, como objetivos específicos, realizar uma revisão teórica sobre a avaliação da aprendizagem em Educação e na Educação Física, sob a perspectiva da dimensão procedimental; identificar instrumentos e formas de avaliação da aprendizagem com base nas dimensões procedimentais; e construir o protocolo avaliativo conforme o referencial teórico estudado e a BNCC. Ressaltamos que esse protocolo deve ser entendido como um norte, um orientador e não como algo fechado e condensador de todo conhecimento que o aluno pode adquirir em relação ao conteúdo trabalhado. Cada docente deverá adequar esse protocolo de acordo com a realidade e as vivências de seus alunos. Outrossim, ele deve funcionar como uma referência se o aluno alcançou ou não os objetivos de aprendizagem do conteúdo trabalhado, com o intuito de que o professor possa ter um diagnóstico da aprendizagem para intervir de forma propositiva para que o discente consiga apreender os conhecimentos inerentes a esse conteúdo.

Palabras clave : Avaliação da aprendizagem em Educação Física; Avaliação procedimental; Protocolo de avaliação; BNCC-Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )