SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11PROCEDIMENTAL DIMENSION IN THE EVALUATION OF LEARNING IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATIONCURRICULUM AND OBJECTIVE KNOWLEDGE INTO THE MULTIGRADE SCHOOLS’ SET UP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CRUZ, Juan Carlos Rodríguez; BEZERRA NETO, Luiz  and  PARRA, Yanely Rodríguez. RESILIÊNCIA CULTURAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR VERSUS PÓS-MODERNIDADEPÓS-VERDADE. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020153.  Epub May 10, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1563.

O trabalho aborda a relação das categorias resiliência cultural, educação, pósmodernidade e pós-verdade, onde a categoria educação trabalha em estreita colaboração com a resiliência para enfrentar os desafios de um mundo diversificado e em mudança; em que a pós-verdade é uma parte intrínseca da pósmodernidade, que gera conteúdos enganosos e onde a formação de professores resilientes é encarregada de educar para a objetividade científica. Parte de um texto platônico, o Mito da Caverna, por ser um dos primeiros textos antigos que expressa a dialética objetiva do conhecimento que transita do oculto ao não oculto, da sombra à luz, com o objetivo de se desdobrar o conteúdo do pensamento no futuro da educação e da cultura. É feita uma análise de alguns fundamentos teóricos de cunho subjetivo idealista que tem servido de base ou suporte para correntes de pensamento atuais como as chamadas notícias falsas. Por fim, trata da resiliência cultural e da formação científico-prática de professores como um processo de resistência e adaptação ao ataque da pós-verdade em um tempo de mudança e incerteza, que deu origem à pós-modernidade.

Keywords : Resiliencia; Educação; Pós-modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )