SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11CULTURAL RESILIENCE AND PROFESSORAL EDUCATION VERSUS POSTMODERNITY-POST-TRUTHHUMAN RIGHTS EDUCATION IN FEDERAL PUBLIC UNIVERSITIES OF THE AMAZON: the university pact and institutional initiatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS, Maria Cristina dos  and  NUNES, Klívia de Cássia Silva. CURRÍCULO E SABER OBJETIVO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NAS SALAS MULTISSERIADAS. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020154.  Epub May 10, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1564.

As salas multisseriadas são formadas por turmas heterogêneas de alunos que se encontram em nível de conhecimento, ano de escolaridade e idade diferentes, no mesmo espaço, e com um único docente. Geralmente a organização do ensino nestas salas se dá seguindo o mesmo modelo das salas seriadas, o que acaba por conduzir a uma separação dos alunos por série e ou ano de escolaridade e à elaboração de diversos planos de aula, o que pode levar a não se atingir todos os objetivos educativos e um acesso precário aos conteúdos curriculares previstos para cada série. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a organização curricular nas salas multisseriadas visando a transmissão e aquisição do saber objetivo a partir do aporte teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria pedagógica de base materialista histórico dialética. Aventamos a possibilidade de organizar o trabalho pedagógico nessas salas a partir de um currículo único em que os conteúdos trabalhados sejam os mesmos, variando o teor e o aprofundamento das atividades de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança. A questão norteadora deste trabalho é: como organizar o ensino em salas multisseriadas de forma a contribuir com o saber objetivo mediado pela aquisição do conhecimento científico, que possibilite a ascensão do pensamento do abstrato para o concreto independentemente do nível de conhecimento e idade que os alunos se encontram? Trata-se de um artigo teórico elaborado a partir de estudo do referencial pedagógico marxista e de observações e anotações de pesquisas realizadas pelas autoras sobre trabalho docente e ensino em escolas no meio rural. Buscamos elaborar uma resposta, ainda que provisória, como forma de contribuir com as discussões sobre o ensino nas salas multisseriadas que possibilite a formação social e consciente do filho do trabalhador do campo, para que ele se perceba como cidadão de direitos e deveres, que seja capaz de se reconhecer enquanto protagonista da história e potencializador da transformação social.

Keywords : Educação no Campo; Pedagogia Histórico-Crítica; Currículo Escolar; Escolas Multisseriadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )