SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA AMAZÔNIA: o Pacto Universitário e as iniciativas institucionais“EU REBOLO ATÉ O CHÃO MESMO!”: vidas precárias e corpos de gênero dissidentes no cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BAPTAGLIN, Leila Adriana  e  MONTEIRO, Patrícia de Sousa Silva. DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020142.  Epub 26-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1id1550.

Vivemos em um processo de deslocamento populacional que vem impulsionando a revisão de valores sociais, culturais, políticos e educacionais. Percebemos que esse deslocamento pode ocorrer a partir de crises econômicas e políticas até desastres naturais, o que acabam impulsionando a diversidade cultural e a necessidade de medidas educacionais distintas para o trato com esses sujeitos. Diante deste contexto, objetivamos analisar a diversidade cultural decorrente da imigração nas escolas municipais de Boa Vista/RR, a partir de dados da Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2020. Verificamos que o número de alunos matriculados nas suas escolas, provenientes de vários países, trazem consigo características culturais particulares e, consequentemente, a necessidade de outras formas de atuação docente. O estado de Roraima tem características muito fortes de imigração, desde seu projeto de colonização nos anos de 1980, até a intensificação da imigração venezuelana, a partir de 2015. A maior parte destes imigrantes, que adentram pelo estado de Roraima, acabam se concentrando na capital Boa Vista/RR. Com esta realidade houve um aumento expressivo do número de alunos venezuelanos nas escolas municipais, por a enxergarem como uma oportunidade de integração com a nova sociedade. A análise dos dados nos mostra a necessidade de desenvolver práticas educacionais que atendam a diversidade cultural no ambiente escolar. Situação essa, que perpassa pela formação e atuação do profissional docente, mas também pela qualificação da equipe gestora das escolas e da Secretaria Municipal.

Palavras-chave : Diversidade Cultural; Imigração; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )