SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11OUTLINES OF SCHOOL MANAGEMENT IN BRAZILMONITORING AND ASSESSMENT OF DECENNIAL EDUCATION PLANS OF MUNICIPALITIES OF ZONA DA MATA IN MINAS GERAIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

COSTA, Marilda de Oliveira  and  CAETANO, Maria Raquel. UM NOVO ETHOS EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: da formação integral ao empreendedorismo. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020179.  Epub Mar 26, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1id1655.

O presente estudo procurou analisar a emergência do empreendedorismo como um eixo central na formação das juventudes, adotado em reformas educacionais para o ensino médio em dois estados da federação - Mato Grosso e Rio Grande do Sul, orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Novo Ensino Médio. Tais reformas alteram as possibilidades de educação integral e omnilateral no Ensino Médio e como educação básica. As recentes legislações relativas a políticas de empreendedorismo estaduais alteram projeto de educação pública ao acenarem para um novo ethos educacional voltado para atender a lógica do desemprego, da precarização, da robotização e uberização do trabalho na era do capital improdutivo. No desenvolvimento metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental.

Keywords : Formação Integral; Ensino Médio; Empreendedorismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )