SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11CONTORNOS DE LA GESTIÓN ESCOLAR EM BRASILMONITOREO Y EVALUACIÓN DE PLANES DECENALES DE EDUCACIÓN DE MUNICIPIOS DE ZONA DA MATA EN MINAS GERAIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

COSTA, Marilda de Oliveira  y  CAETANO, Maria Raquel. UM NOVO ETHOS EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: da formação integral ao empreendedorismo. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020179.  Epub 26-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1id1655.

O presente estudo procurou analisar a emergência do empreendedorismo como um eixo central na formação das juventudes, adotado em reformas educacionais para o ensino médio em dois estados da federação - Mato Grosso e Rio Grande do Sul, orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Novo Ensino Médio. Tais reformas alteram as possibilidades de educação integral e omnilateral no Ensino Médio e como educação básica. As recentes legislações relativas a políticas de empreendedorismo estaduais alteram projeto de educação pública ao acenarem para um novo ethos educacional voltado para atender a lógica do desemprego, da precarização, da robotização e uberização do trabalho na era do capital improdutivo. No desenvolvimento metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental.

Palabras clave : Formação Integral; Ensino Médio; Empreendedorismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )