SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11CONTORNOS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASILMONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

COSTA, Marilda de Oliveira  e  CAETANO, Maria Raquel. UM NOVO ETHOS EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: da formação integral ao empreendedorismo. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020179.  Epub 26-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1id1655.

O presente estudo procurou analisar a emergência do empreendedorismo como um eixo central na formação das juventudes, adotado em reformas educacionais para o ensino médio em dois estados da federação - Mato Grosso e Rio Grande do Sul, orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Novo Ensino Médio. Tais reformas alteram as possibilidades de educação integral e omnilateral no Ensino Médio e como educação básica. As recentes legislações relativas a políticas de empreendedorismo estaduais alteram projeto de educação pública ao acenarem para um novo ethos educacional voltado para atender a lógica do desemprego, da precarização, da robotização e uberização do trabalho na era do capital improdutivo. No desenvolvimento metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental.

Palavras-chave : Formação Integral; Ensino Médio; Empreendedorismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )