SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11A NEW EDUCATIONAL ETHOS IN HIGH SCHOOL: FROM COMPREHENSIVE TRAINING TO ENTREPRENEURSHIPBASIC EDUCATION IN ASIMETRIC CONTEXTS IN BRAZIL FROM 2010 TO 2020: politics and management as an object of postgraduate research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS, Rosângela dos  and  SCAFF, Elisângela Alves da Silva. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020173.  Epub May 10, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1659.

O objetivo deste artigo é analisar como se evidencia a participação da sociedade civil no monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação dos Municípios da Zona da Mata Mineira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e documental, desenvolvida por meio de consulta à página eletrônica do Plano Nacional de Educação do Ministério da Educação (PNE/MEC), a fim de identificar os relatórios de monitoramento e avaliação encaminhados por esses municípios. Em um segundo momento foi realizada leitura dos relatórios com o objetivo de identificar os sujeitos sociais coletivos cuja participação foi predominante nesses municípios. Os resultados apontam uma lacuna entre o percentual de planos elaborados pelos municípios e a quantidade de relatórios de monitoramento apresentados. Também se destaca a escassa participação de instâncias da sociedade civil em parte dos municípios analisados, ressaltando, nesse contexto, o Conselho Municipal de Educação que, entre outros órgãos representativos da sociedade, de modo geral, registrou participação em 60% dos relatórios elaborados.

Keywords : Participação Social; Plano Municipal de Educação; Monitoramento e Avaliaçõa; Planejamento Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )