SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11MONITOREO Y EVALUACIÓN DE PLANES DECENALES DE EDUCACIÓN DE MUNICIPIOS DE ZONA DA MATA EN MINAS GERAISEL EQUILIBRIO DE UNA DÉCADA EN LA APLICACIÓN DE LAS DIRECTRICES DEL CURRÍCULO NACIONAL PARA LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

ARANDA, Maria Alice de Miranda; REAL, Giselle Cristina Martins  y  PERBONI, Fabio. EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020176.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1660.

O artigo aprofunda a relação entre a educação básica e a pós-graduação em educação, em virtude da prospecção comum em contribuir com a melhoria da educação básica e, ainda, por ser pouco referenciada. Tem como objetivo revelar os temas que se constituem como objeto de estudo da pós-graduação em educação ao tratar das políticas e da gestão para a educação básica em período recente, especificamente entre 2010 e 2020. Esta última década foi marcada por intensos debates e disputas em torno das políticas educacionais. Destacam-se as discussões em torno do Plano Nacional de Educação e as múltiplas questões que envolvem sua efetivação. O levantamento e a análise da produção científica permitem captar alguns desses movimentos, permitindo situar a produção de um programa de pós-graduação no contexto mais amplo da área da política e gestão da educação. Para tanto, elege-se o PPPGEdu/UFGD como um estudo de caso, representativo das políticas constituidoras da focalização educação básica-pósgraduação. Foram levantadas 65 produções, sendo 60 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado na Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica”. Foi possível constatar um conjunto de desafios para a pesquisa educacional, na perspectiva da política e da gestão, no internacional, nacional e local, com a notificação das problemáticas, ainda, presentes na educação básica, foco das pesquisas educacionais nesses espaços de síntese assimétrica, podendo iluminar os processos de decisão para a melhoria, ainda necessária, da educação básica para todas as regiões brasileiras.

Palabras clave : Educação Básica; Política e gestão educacional; Pesquisa em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )