SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRAO BALANÇO DE UMA DÉCADA DA PROMULGAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

ARANDA, Maria Alice de Miranda; REAL, Giselle Cristina Martins  e  PERBONI, Fabio. EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020176.  Epub 10-Maio-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1660.

O artigo aprofunda a relação entre a educação básica e a pós-graduação em educação, em virtude da prospecção comum em contribuir com a melhoria da educação básica e, ainda, por ser pouco referenciada. Tem como objetivo revelar os temas que se constituem como objeto de estudo da pós-graduação em educação ao tratar das políticas e da gestão para a educação básica em período recente, especificamente entre 2010 e 2020. Esta última década foi marcada por intensos debates e disputas em torno das políticas educacionais. Destacam-se as discussões em torno do Plano Nacional de Educação e as múltiplas questões que envolvem sua efetivação. O levantamento e a análise da produção científica permitem captar alguns desses movimentos, permitindo situar a produção de um programa de pós-graduação no contexto mais amplo da área da política e gestão da educação. Para tanto, elege-se o PPPGEdu/UFGD como um estudo de caso, representativo das políticas constituidoras da focalização educação básica-pósgraduação. Foram levantadas 65 produções, sendo 60 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado na Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica”. Foi possível constatar um conjunto de desafios para a pesquisa educacional, na perspectiva da política e da gestão, no internacional, nacional e local, com a notificação das problemáticas, ainda, presentes na educação básica, foco das pesquisas educacionais nesses espaços de síntese assimétrica, podendo iluminar os processos de decisão para a melhoria, ainda necessária, da educação básica para todas as regiões brasileiras.

Palavras-chave : Educação Básica; Política e gestão educacional; Pesquisa em Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )