SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11EDUCACIÓN BASICA EN CONTEXTOS ASIMETRICOS EN BRASIL DE 2010 A 2020: política y gestión como objeto de pesquisa de la posgraduación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

COSTA, Sinara Almeida da  y  CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. O BALANÇO DE UMA DÉCADA DA PROMULGAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020178.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1666.

O presente artigo tem como objetivo apresentar um balanço do que foi produzido em trabalhos científicos na área de Educação Infantil na primeira década após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009). Seu principal aporte teórico é Leontiev (1978), que defende a ideia que é através da educação que o homem torna-se humano em sua essência. Resulta de uma pesquisa do tipo “Estado da Arte” que, através de uma metodologia inventariante e descritiva, fez o levantamento das produções acadêmicas sobre as DCNEI (BRASIL, 2009) no período de 2010 a 2020 em três plataformas eletrônicas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Google Acadêmico e ResearchGate. Seus resultados apontam os temas de maior destaque nas pesquisas e que envolvem a compreensão de currículo em sua episteme, perpassando por reflexões acerca das teorias, concepções e conceitos que o compõem. Em contrapartida, assuntos como o brincar, as interações, a educação para as relações étnico-raciais, a avaliação e a prática com bebês, fundamentais para a efetivação de um currículo que considere a criança como centro, ainda são pouco explorados ou sequer aparecem entre os temas focalizados. Além disso, evidenciam inúmeros desafios que precisam ser enfrentados pela comunidade acadêmico-científica em relação ao currículo na Educação Infantil e suas especificidades, o que possibilita a ampliação dos debates sobre o tema.

Palabras clave : Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Estado da Arte; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )