SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01A educação na Itália fascista (1922-1945)A Reforma Antônio Carneiro Leão no final dos anos de 1920 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SOUZA, Josefa Eliana. A contribuição de Aléxis de Tocqueville por meio da obra A democracia na América para a elaboração das argumentações de Tavares Bastos sobre a organização escolar e político- institucional no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.91-118. ISSN 2238-0094.

Neste artigo, objetiva-se demonstrar a contribuição que A democracia na América propiciou aos escritos de Tavares Bastos (1839-1875), no que se refere à escola como um ambiente indispensável à formação da unidade e identidade nacional e à discussão da educação como uma forma de integrar o imigrante à sociedade brasileira, temas também abordados por Aléxis de Tocqueville, no estudo realizado sobre a sociedade norte-americana. Percebe-se o uso por Tavares Bastos de idéias defendidas por Tocqueville especialmente no que se refere ao reordenamento político administrativo, à valorização do aparato jurídico, que deveria amparar as instituições do país, e, finalmente, à defesa do bem-estar social, da educação cívica e da liberdade, defendidos por Tavares Bastos (1975).

Palavras-chave : Aléxis de Tocqueville; Tavares Bastos; Educação; Unidade; Identidade Nacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )