SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01A contribuição de Aléxis de Tocqueville por meio da obra A democracia na América para a elaboração das argumentações de Tavares Bastos sobre a organização escolar e político- institucional no BrasilDos “discursos fundadores” à criação de uma “memória coletiva”: Formas de como se escrever a(s) história(s) da Universidade de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ARAUJO, Cristina. A Reforma Antônio Carneiro Leão no final dos anos de 1920. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.119-136. ISSN 2238-0094.

A Reforma Carneiro Leão da educação pernambucana, promulgada pelo governador Estácio Coimbra, em 1928, inscreve-se entre as ocorridas no Brasil, nos anos de 1920 e 1930, inspiradas na Escola Nova, respondendo a um clamor de modernização do país. Impunha-se republicanizar a República, mediante uma educação que atendesse às exigências de uma nova sociedade industrial e urbana, evoluindo para uma democracia social e econômica. Para Carneiro Leão, a educação tornaria o povo brasileiro uma força criadora, neutralizando a carga nociva e vergonhosa advinda de nossas raízes étnicas. Uma educação cívica e profissionalizante minimizaria essa herança danosa. A reforma, implantada por educadores paulistas, teve duração efêmera em razão dos fatos de 1930 e da queda do Governo Coimbra.

Keywords : Educação; Pernambuco; Escola Nova; Reforma Carneiro Leão; 1920.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )