SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Dos “discursos fundadores” à criação de uma “memória coletiva”: Formas de como se escrever a(s) história(s) da Universidade de São PauloNem “programa de índio”, nem “presente de grego”: Uma crítica a concepções teórico-metodológicas em pesquisas sobre educação escolar indígena, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1995-2001) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FILHO, Macioniro Celeste. Os primórdios da Universidade de São Paulo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.187-204. ISSN 2238-0094.

A criação da Universidade de São Paulo (USP) no início da década de 1930 comportou disputas de projetos quanto à sua organização. A Escola Politécnica de São Paulo pretendia tornar-se o núcleo da futura instituição. No entanto, a opção adotada em 1934 atribuiu essa incumbência à recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Isso provocou forte reação das antigas unidades profissionalizantes incorporadas à universidade, em especial na Escola Politécnica. O atual trabalho pretende acompanhar os conflitos entre a Escola Politécnica e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras nos tumultuados primórdios da USP.

Palavras-chave : Escola Politécnica; Faculdade de Filosofia; Ciências e Letras; Universidade de São Paulo; Sistema de Cátedras; Teodoro Ramos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )