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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MACIEL, Léia Teixeira Lacerda  e  SILVA, Giovani José da. Nem “programa de índio”, nem “presente de grego”: Uma crítica a concepções teórico-metodológicas em pesquisas sobre educação escolar indígena, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1995-2001). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.01, pp.205-226. ISSN 2238-0094.

A escolarização formal de indígenas ocorre no Brasil há quase um século, mas grande parte da história da educação escolar nas aldeias ainda está por ser escrita. Ainda são poucos os estudiosos que se debruçam sobre os processos de educação formal realizados junto aos índios pelo órgão indigenista oficial, missões religiosas e outras instituições ao longo do século XX. O objetivo do artigo é apresentar, sinteticamente, os primeiros resultados de um amplo estudo empreendido pelos autores sobre a história da educação escolar indígena no Brasil, com ênfase na Região Centro- Oeste, particularmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave : História; Educação Escolar Indígena; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul.

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