SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Ação privada e poder público na luta pela instrução: Portugal na segunda metade do século XIXPolíticas de ações negativas e aspirações de famílias negras pelo acesso à escolarização na província do Maranhão no século XIX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FREITAS, Itamar. A “vulgata histórica” ou o que todo “indivíduo de certa cultura” deveria conhecer sobre o mundo no início do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.41-72. ISSN 2238-0094.

Este artigo trata dos conteúdos de história universal que aos futuros engenheiros, médicos e advogados deveria interessar em sua passagem pelo ensino secundário no Rio de Janeiro, segundo o professor e historiador Jonathas Serrano (1855-1944). Aqui, discute-se também a autoria, concepções pedagógicas e historiográficas dos programas produzidos para o referido componente curricular na Primeira República, com destaque para as disputas entre os adeptos do “socialismo cristão” e os militantes do “socialismo materialista” no Brasil.

Keywords : História Universal; História da Civilização; Jonathas Serrano e Ensino de História; Disciplina Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )