SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Ação privada e poder público na luta pela instrução: Portugal na segunda metade do século XIXPolíticas de ações negativas e aspirações de famílias negras pelo acesso à escolarização na província do Maranhão no século XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

FREITAS, Itamar. A “vulgata histórica” ou o que todo “indivíduo de certa cultura” deveria conhecer sobre o mundo no início do século XX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.41-72. ISSN 2238-0094.

Este artigo trata dos conteúdos de história universal que aos futuros engenheiros, médicos e advogados deveria interessar em sua passagem pelo ensino secundário no Rio de Janeiro, segundo o professor e historiador Jonathas Serrano (1855-1944). Aqui, discute-se também a autoria, concepções pedagógicas e historiográficas dos programas produzidos para o referido componente curricular na Primeira República, com destaque para as disputas entre os adeptos do “socialismo cristão” e os militantes do “socialismo materialista” no Brasil.

Palabras clave : História Universal; História da Civilização; Jonathas Serrano e Ensino de História; Disciplina Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )