SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02A “vulgata histórica” ou o que todo “indivíduo de certa cultura” deveria conhecer sobre o mundo no início do século XXColônia Orfanológica Isabel: Uma escola para negros, índios e brancos (Pernambuco 1874-1889) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CRUZ, Mariléia dos Santos. Políticas de ações negativas e aspirações de famílias negras pelo acesso à escolarização na província do Maranhão no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.73-104. ISSN 2238-0094.

O presente trabalho descreve aspectos da relação entre negros e a escolarização na província do Maranhão durante o século XIX. Utiliza fontes primárias impressas e manuscritas sobre a instrução pública. Caracteriza a ocorrência de políticas de ações negativas viabilizadas no período com objetivo de dificultar o acesso de negros ao ensino público, por meio de critérios com base na condição e na cor da pele. Destaca as aspirações de famílias negras pela escolarização de seus filhos, evidenciando que os negros não estiveram alheios ao significado social que o acesso aos saberes da leitura, escrita e contagem vinha recebendo ao longo do século.

Keywords : Instrução Pública; Negros; Escola; Século XIX; Província do Maranhão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )