SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Colônia Orfanológica Isabel: Uma escola para negros, índios e brancos (Pernambuco 1874-1889)O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d’Ávila: Práticas escolares (1940) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

TEIXEIRA, Giselle Baptista  y  SCHUELER, Alessandra Frota de. Livros para a escola primária carioca no século XIX: Produção, circulação e adoção de textos escolares de professores. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.137-164. ISSN 2238-0094.

Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre produção, aprovação e adoção de livros para uso das escolas públicas primárias cariocas na segunda metade do século XIX. Na análise privilegiamos, especialmente, a atuação de professores e professoras primárias como autores e/ou tradutores de textos. Sustentamos a hipótese de que esses professores, homens e mulheres, se destacaram por sua atuação como intelectuais do ensino e da cidade. Intelectuais que, desempenhando e disputando a função-autor, participaram na produção de saberes, textos, materiais e livros escolares, interferindo na configuração da cultura escolar na cidade do Rio de Janeiro.

Palabras clave : Livros Escolares; Professores Autores; Ensino Primário; Rio de Janeiro; Século XIX.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )