SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Livros para a escola primária carioca no século XIX: Produção, circulação e adoção de textos escolares de professoresA revista Educação Physica (1932-1945): Fórmula editorial, prescrições educacionais, produtos e publicidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

TREVISAN, Thabatha Aline. O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d’Ávila: Práticas escolares (1940). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.165-191. ISSN 2238-0094.

Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação de professores primários no Brasil, em especial de alfabetizadores, apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa desenvolvida por meio de análise da configuração textual do manual Práticas escolares (1940), publicado pela editora Saraiva e escrito pelo educador paulista Antônio d’Ávila. Na análise desse manual, com ênfase nos capítulos referentes ao ensino da leitura e da escrita, encontra-se uma síntese dos saberes e das práticas derivadas, predominantemente, do ideário escolanovista e que eram consideradas necessárias para que os futuros professores pudessem exercer, com eficiência e êxito, suas atividades no magistério primário, especialmente as referentes ao ensino da leitura e escrita.

Palavras-chave : Formação de Professores; Ensino da Leitura e Escrita; Manuais de Ensino; Práticas Escolares; Antônio d’Ávila.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )