SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d’Ávila: Práticas escolares (1940) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SCHNEIDER, Omar  y  TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A revista Educação Physica (1932-1945): Fórmula editorial, prescrições educacionais, produtos e publicidade. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.193-229. ISSN 2238-0094.

O estudo analisa a revista Educação Physica com base em sua fórmula editorial, produzindo uma arqueologia do impresso, ao tomar como foco central da investigação o seu aparelho crítico, os dispositivos editoriais empregados pelos editores para maior controle sobre os modos de manipulação e usos do periódico. Busca perceber o impresso como dispositivo de normatização de práticas, de intervenção e imposição de modelos pedagógicos para a nascente disciplina escolar Educação Física, na década de 1930. Desse modo, trabalha com a hipótese de que o estudo do aparelho crítico de um impresso é, como o próprio conteúdo veiculado, importante para a compreensão de um projeto editorial, as representações e os saberes que faz circular.

Palabras clave : Revista Educação Physica; Materialidade; Estratégias Editoriais; Enciclopédia; Saberes Pedagógicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )