SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São PauloExemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Intercâmbio Brasil-Uruguai (1931). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.43-64. ISSN 2238-0094.

Nomeada por Belisario Penna - que ocupava interinamente a pasta do Ministério da Educação e Saúde - Armanda Álvaro Alberto integrou, em outubro de 1931, a Comissão de Intercâmbio Intelectual Brasil-Uruguai. Se a análise das motivações de sua indicação para integrar a referida comissão permite compreender o contexto político da viagem, a antiga relação de amizade com o ministro interino, bem como o seu processo de legitimação no debate educacional; o exame de sua conferência no Museu Pedagógico de Montevidéu e do seu relatório apresentado, em seu retorno, na sede da Associação Brasileira de Educação, propicia capturar sua visão das reformas educacionais que se desenvolviam em terras brasileiras desde a década anterior e sua particular admiração por determinadas experiências educativas desenvolvidas no país vizinho. A correspondência mantida com educadores uruguaios permite concluir que, como tantos educadores, ela lançou mão de sua viagem para legitimar tanto a sua experiência pedagógica como as iniciativas educacionais visitadas de inspiração escolanovista e legitimar-se, ainda mais, no debate educacional.

Keywords : Viagem; Reformas Educativas; Escola Nova.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )