SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São PauloExemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Intercâmbio Brasil-Uruguai (1931). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.43-64. ISSN 2238-0094.

Nomeada por Belisario Penna - que ocupava interinamente a pasta do Ministério da Educação e Saúde - Armanda Álvaro Alberto integrou, em outubro de 1931, a Comissão de Intercâmbio Intelectual Brasil-Uruguai. Se a análise das motivações de sua indicação para integrar a referida comissão permite compreender o contexto político da viagem, a antiga relação de amizade com o ministro interino, bem como o seu processo de legitimação no debate educacional; o exame de sua conferência no Museu Pedagógico de Montevidéu e do seu relatório apresentado, em seu retorno, na sede da Associação Brasileira de Educação, propicia capturar sua visão das reformas educacionais que se desenvolviam em terras brasileiras desde a década anterior e sua particular admiração por determinadas experiências educativas desenvolvidas no país vizinho. A correspondência mantida com educadores uruguaios permite concluir que, como tantos educadores, ela lançou mão de sua viagem para legitimar tanto a sua experiência pedagógica como as iniciativas educacionais visitadas de inspiração escolanovista e legitimar-se, ainda mais, no debate educacional.

Palavras-chave : Viagem; Reformas Educativas; Escola Nova.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )