SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Intercâmbio Brasil-Uruguai (1931)Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PINTASSILGO, Joaquim. Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.65-86. ISSN 2238-0094.

Este artigo procura refletir sobre as viagens pedagógicas realizadas por professores duma instituição concreta, o atual Instituto de Odivelas (Portugal), dedicada à educação, em regime de internato, de crianças e jovens do sexo feminino filhas de militares e caracterizada pela sua exemplaridade e pelo desenvolvimento, em momentos diferenciados, de um conjunto de inovações pedagógicas. Dessas viagens resultaram relatórios, que constituem a principal fonte do presente trabalho e que permitem pensar a viagem como recurso tendo em vista a legitimação do projecto educativo do Instituto.

Palavras-chave : Viagem Pedagógica; Renovação Pedagógica; Educação Feminina; Educação Doméstica; Exemplaridade Institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )