SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de OdivelasManuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de  e  GONDRA, José Gonçalves. Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.87-112. ISSN 2238-0094.

O presente trabalho analisa o relatório produzido pelo professor público primário da cidade do Rio de Janeiro, Luiz Augusto dos Reis, entre 1890 e 1892, ocasião em que visitou escolas e instituições educacionais em Portugal, Espanha, França e Bélgica. O relatório, publicado em 1892 pela Imprensa Nacional, constitui uma fonte significativa para análise não apenas da história da circulação de ideias, instituições e modelos educacionais internacionais no Brasil, mas, sobretudo, das práticas de apropriação e difusão desses mesmos modelos pelos professores da cidade do Rio de Janeiro, aqui considerados como mediadores de culturas. A abordagem privilegiou o exame das representações construídas a respeito da legislação educacional, escolas e instituições visitadas, condições de trabalho docente e práticas pedagógicas observadas nas cidades portuguesas de Lisboa e Porto.

Palavras-chave : Viagem Pedagógica; Circulação de Modelos Pedagógicos; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )