SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892)Ensino de história e cultura escolar: fontes e questões metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CARPENTIER, Claude. Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.113-139. ISSN 2238-0094.

Este artigo analisa as influências do duplo processo de globalização e da construção da identidade europeia nos programas oficiais e nos conteúdos de ensino apresentados nos manuais de história e geografia do ciclo terminal do ensino secundário na França entre 1995 e 2002. Os aspectos destrutivos e ameaçadores da globalização são regularmente percebidos e descritos nas obras escolares como um risco de perda de identidade, advinda da uniformização cultural e alienação social. Os manuais destacam ainda o efeito diferenciador, que, ao mesmo tempo, provoca o crescimento das desigualdades e estimula as resistências identitárias. Quanto à possibilidade de construção de uma identidade europeia, acima das diversidades culturais locais e regionais, no conjunto, os manuais e programas são portadores das mesmas mensagens que assinalam o caráter voluntarioso e político dessas iniciativas. O europeísmo da Europa permanece problemático e a referência à identidade europeia, definida através de uma cultura comum, está praticamente ausente dos manuais, sendo mencionada como uma espécie de perspectiva humanista, em espaços específicos, à margem dos textos principais que desenvolvem os conteúdos.

Palavras-chave : História das Disciplinas Escolares; Manuais Escolares de História e Geografia; Globalização; Identidade Europeia; Sistema de Ensino Francês.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )