SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002)As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SIMPLICIO NETO, Antonio. Ensino de história e cultura escolar: fontes e questões metodológicas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.141-167. ISSN 2238-0094.

O presente artigo trata de questões metodológicas e relacionadas às fontes quando da realização de pesquisas acerca da cultura escolar, mais especificamente no que se refere à disciplina escolar história. Tratamos fundamentalmente de dois tipos de fonte documental: 1) Registros manuscritos internos de escolas da rede estadual de São Paulo (décadas de 1960 e 1970) e 2) Relatórios de estágio dos alunos de prática de ensino de história da Feusp (1972-79). Discutimos as práticas escolares relativas ao ensino de história durante a ditadura militar brasileira.

Palabras clave : Ensino de História; Prática Escolar; Cultura Escolar; Disciplina Escolar; Ditadura Militar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )