SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02O problema do ensino da leitura no último quartel do século XIX: Portugal, Brasil e o debate sobre o par decadência/atraso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FONSECA, Marcus Vinícius. Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.13-39. ISSN 2238-0094.

Este trabalho foi construído a partir da aproximação entre a história da educação e os estudos demográficos sobre Minas Gerais, principalmente aqueles que tratam das questões relativas às famílias. Utilizamos como material de pesquisa um conjunto de listas nominativas de habitantes que constitui uma documentação censitária, proveniente de algumas tentativas de contagem da população mineira, nos anos de 1830. Essa documentação foi utilizada como principal elemento para a construção de uma classificação dos domicílios que possuíam crianças nas escolas de instrução elementar, permitindo a descrição dessas unidades de moradia com base em aspectos como posse de escravos, ocupação dos chefes de domicílio e composição dos grupos familiares. Procuramos também destacar o comportamento de segmentos mais específicos da população que estavam ligados às escolas. Entre eles, destacam-se os grupos compostos pelos negros livres e pelas mulheres que ocupavam a chefia de seus domicílios.

Palavras-chave : História da Educação; Minas Gerais; Demografia; Família- Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )