SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIXLas Convenciones Internacionales del Magisterio Americano de 1928 y 1930. Circulación de ideas sindicales y controversias político-pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MENEZES, Roni Cleber Dias de. O problema do ensino da leitura no último quartel do século XIX: Portugal, Brasil e o debate sobre o par decadência/atraso. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.41-69. ISSN 2238-0094.

Este artigo pretende investigar aspectos da difusão do método de ensino da leitura de João de Deus no Brasil durante o último quartel do século XIX. Tendo em vista a mobilização intelectual que a propaganda do método trouxe consigo, acredita-se que ele integrou um programa mais vasto de redimensionamento da tomada de consciência do tema decadência/atraso nas sociedades portuguesa e brasileira. Ao mesmo tempo, é igualmente alvo deste trabalho a persecução dos itinerários dos divulgadores do método, quando, então, a atenção se volta para os indivíduos que encetaram a viagem de transposição do Atlântico com o intuito de promover a difusão do método de João de Deus. Com isso, almeja-se mensurar a extensão do redimensionamento aludido, particularmente nos termos dos desafios da jovem nação americana em seus esforços para tomar lugar na “marcha civilizatória” do mundo ocidental.

Palavras-chave : João de Deus; Decadência/Atraso; Portugal/Brasil; Intelectuais; Ensino da Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )