SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Las Convenciones Internacionales del Magisterio Americano de 1928 y 1930. Circulación de ideas sindicales y controversias político-pedagógicasInspeção escolar e as estratégias de demarcação de espaço de poder e autonomia profissional (1912-1914) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CAMARGO, Alexandre de Paiva Rio. Povoar o hinterland o ensino rural como fronteira entre estatística e educação na trajetória de Teixeira de Freitas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.97-132. ISSN 2238-0094.

O presente artigo aborda a dupla ascensão de Mário Augusto Teixeira de Freitas (1890-1956) no comando das estatísticas nacionais e no debate sobre a educação durante a Era Vargas (1930-1945). O trabalho investiga a trajetória de Teixeira de Freitas, interpretando seu investimento no campo educacional como estratégia de conversão dos capitais sociais que acumulava no Ministério da Educação (campo burocrático) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (campo científico). Analisa- se a consistência e a recepção das ideias do ilustre estatístico para o ensino rural, sua principal porta de entrada nos debates pedagógicos. Pretende-se contribuir com um estudo de caso para a análise das relações mantidas entre as atividades institucionais da estatística e da educação, ao longo do período em apreço.

Palavras-chave : Instituições Estatísticas; Estatísticas Educacionais; Poder Simbólico; Educação Rural; Políticas Culturais na Era Vargas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )