SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Povoar o hinterland o ensino rural como fronteira entre estatística e educação na trajetória de Teixeira de FreitasAssociação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores apontamentos sobre a organização do professorado nas décadas de 1930 e 1940 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VELOSO, Geisa Magela. Inspeção escolar e as estratégias de demarcação de espaço de poder e autonomia profissional (1912-1914). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.133-167. ISSN 2238-0094.

O artigo analisa operações de resistência à inspeção escolar, focalizando estratégias e táticas de uma professora primária e de um diretor de grupo escolar, que constroem suas identidades e lutam por espaço profissional, nas primeiras décadas do século XX, em Montes Claros, Minas Gerais. A pesquisa situa-se no campo da história cultural, na vertente proposta por Chartier (1990) e utiliza correspondências oficiais, relatórios de inspeção, a Revista do Ensino e o jornal Gazeta do Norte como fontes documentais. Considera-se, com Certeau (1998), que as estratégias têm como referência um lugar e um espaço de poder próprios; enquanto a tática é um cálculo que joga no lugar de poder do outro e, nos casos estudados, ambas possibilitam identificar representações da boa professora e do bom ensino.

Palavras-chave : História da Educação; Inspeção Escolar; Práticas Escolares; Grupos Escolares; Escola Primária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )