SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Inspeção escolar e as estratégias de demarcação de espaço de poder e autonomia profissional (1912-1914)A Vitória Colegial registros de sucesso escolar nos anos 1950 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LEON, Adriana Duarte  e  AMARAL, Giana Lange do. Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores apontamentos sobre a organização do professorado nas décadas de 1930 e 1940. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.169-195. ISSN 2238-0094.

O objetivo deste trabalho é trazer apontamentos sobre a atuação da Associação Sul Rio-Grandense de Professores e da Associação Católica de Professores e Cultura Social, instituições que existiram na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, desde a década de 1930 e realizaram diversas ações no sentido de respaldar o trabalho do professorado. O recorte temporal estabelecido corresponde ao período inicial de atuação dessas instituições. As fontes utilizadas são escritas e constituem-se de livros de atas e três periódicos que circularam ininterruptamente no período em questão. Conclui-se que as associações ocuparam papel relevante no que se refere à consolidação da profissão docente, constituíram-se como importantes entidades representativas e contribuíram para a profissionalização e a valorização do professorado em âmbito local.

Palavras-chave : Associações de Professores; Profissão Docente; Valorização Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )