SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores apontamentos sobre a organização do professorado nas décadas de 1930 e 1940A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CHAVES, Miriam Waidenfeld. A Vitória Colegial registros de sucesso escolar nos anos 1950. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.197-223. ISSN 2238-0094.

Este trabalho toma como fonte de análise a revista A Vitória Colegial, publicada pelo Colégio Santo Inácio nos anos de 1950. Ele é dividido em três partes: na primeira, faz uma reflexão sobre um possível diálogo entre a história da educação, a sociologia e a história; na segunda, mostra como o “clima” cultural daquele momento se encontra presente no impresso, indicando a sua atualidade e conexão com os acontecimentos da época. Na última parte, tem como foco a materialidade da revista, suas estratégias editoriais e de escrita, para salientar que objetivava reforçar a crença no sucesso e na excelência da vida, tanto escolar quanto familiar, de seus leitores.

Palavras-chave : A Vitória Colegial; História da Educação; Sociologia; História; Elite Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )