SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02A Vitória Colegial registros de sucesso escolar nos anos 1950 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CASSAB, Mariana. A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.225-251. ISSN 2238-0094.

Este trabalho tem como objetivo fazer um mapeamento da produção brasileira em história das disciplinas escolares, buscando propiciar tanto uma visão ampla do que vem sendo realizado no campo como identificar as ênfases e as lacunas ainda existentes nas investigações conduzidas. O estudo ainda se propõe a examinar os referenciais teóricos que subsidiam os artigos selecionados, no sentido de melhor compreender como os dois autores mais citados vêm sendo apropriados pelos pesquisadores brasileiros. Foram analisados 23 artigos obtidos por meio do levantamento de trabalhos publicados em revistas de educação, de circulação on-line. Os resultados indicam uma maior produção no que tange à história da educação física escolar e uma produção ainda incipiente em relação às demais. Também aponta para a necessidade de um maior esforço por parte dos pesquisadores em se apropriar do modo de trabalho que caracteriza o pensamento de Chervel e Goodson.

Palavras-chave : Currículo; História do Currículo; História das Disciplinas Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )