SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03El evolucionismo y el desarrollo del pensamiento educacional en Bélgica antes de la Segunda Guerra MundialA “liberdade de ensino” e os fundamentos da ação política do segmento privado no Brasil entre 1945 e 1964 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

RABELO, Giani  e  STEPHANOU, Maria. Pedagogia Missionária e construção da ideia de infância sagrada: a Crônica do Jardim de Infância Cristo-Rei (Santa Catarina - 1960 a 1970). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.35-54. ISSN 2238-0094.

No intuito de promover uma maior aproximação às práticas assistenciais e educativas, protagonizadas por religiosas do Instituto Coração de Jesus junto às crianças, filhas de operários de uma empresa do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina (Tubarão - Brasil) entre os anos de 1960 a 1970, o estudo analisa a pedagogia missionária e a produção da ideia de infância sagrada nos registros da Crônica do Jardim de Infância Cristo-Rei. O documento contém informações detalhadas e minuciosas sobre o cotidiano da instituição infantil e a ação das religiosas. O jardim de infância configurou-se como espaço privilegiado para o cumprimento do propósito de prestar assistência religiosa às famílias dos operários, uma vez que várias atividades foram organizadas, buscando despertar o “sentimento religioso”, o “sentido de Deus” nas crianças. Além de aproximar a infância à ideia de pureza, alegria e inocência, tendo como referência o modelo construído pela Igreja católica, simbolizado pelo Menino Jesus, esta é afirmada como protagonista do futuro do Brasil.

Palavras-chave : História da Educação; Jardim de Infância; Congregações Religiosas Femininas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )