SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era VargasFlagrantes da profissão docente na cidade do Rio de Janeiro nas páginas da revista O Ensino Primário (1884-1885) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VIDAL, Diana Gonçalves. Em defesa da imagem do Brasil no exterior: Frederico José de Santa-Anna Nery e a escrita da história da educação no Império. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.113-137. ISSN 2238-0094.

A escrita da história da educação no Brasil mobilizou diferentes sujeitos e respondeu a distintos objetivos desde as últimas décadas do século XIX, quando se registram as primeiras iniciativas do gênero. Recentemente, a decifração dessas interpretações tem agenciado pesquisadores do campo, interessados em compreender os modos como se foi configurando a produção historiográfico-educativa brasileira. Fernando de Azevedo talvez seja o intelectual mais visitado por essa comunidade. Outros autores, no entanto, ficaram esquecidos. Frederico José de Santa-Anna Nery, que sonhou com uma civilização dos trópicos e viveu a maior parte de sua vida na Europa, foi um deles. Com o intuito de trazer à cena esse personagem e tensionar a escrita da história da educação, recorrendo a análises elaboradas no período imperial, pretendo, neste artigo, abordar a produção de Santa-Anna Nery a partir de duas problemáticas (a comparação e a estatística) e do enfoque no ensino primário.

Palavras-chave : Historiografia da Educação; Santa-Anna Nery; Amazônia; Império; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )