SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Em defesa da imagem do Brasil no exterior: Frederico José de Santa-Anna Nery e a escrita da história da educação no ImpérioSonoras cenas escolares: histórias sobre educação, rádio e humor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LOPES, Sonia de Castro. Flagrantes da profissão docente na cidade do Rio de Janeiro nas páginas da revista O Ensino Primário (1884-1885). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.139-165. ISSN 2238-0094.

Este artigo busca discutir questões a respeito da profissão docente na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1880. Utiliza-se de uma revista consagrada aos interesses do ensino, redigida por professores primários da Corte Imperial: O Ensino Primário, publicada em 1884 e 1885, com periodicidade mensal. Observa que os redatores da revista, professores adjuntos da rede pública, visivelmente ameaçados pela exigência de frequentarem o curso da Escola Normal recém-criada (1880), empenham-se em “salvaguardar a dignidade do magistério publico” por meio de artigos que abordam questões de interesse da classe, nos quais retratam a situação precária dos professores primários e o controle a que eram submetidos por parte do Estado.

Palavras-chave : Profissão Docente; Rio de Janeiro; Ensino Primário; Escola Normal; Impresso Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )