SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Herança educativa e museus: Reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação históricaInventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MENEZES, Maria Cristina. Descrever os documentos, construir o inventário, preservar a cultura material escolar. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.93-116. ISSN 2238-0094.

O presente texto tem por objetivo apresentar a construção do inventário dos documentos do arquivo histórico, da antiga Escola Normal de Campinas, o que conjugou os esforços de uma equipe de pesquisadores, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do projeto “Preservação do Patrimônio Histórico Institucional: Escola Estadual Carlos Gomes” subvencionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e com publicação impressa apoiada pelo Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex)/Unicamp.

Palavras-chave : História da Educação; Memória; Arquivos Escolares; Cultura Material; Escola Normal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )