SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Descrever os documentos, construir o inventário, preservar a cultura material escolarA escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; RIGHI, Daniel; SANTOS, Luciana  e  CALSAVARA, Tatiana. Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.117-142. ISSN 2238-0094.

O artigo apresenta pesquisa realizada a partir da organização do Acervo João Penteado, conjunto de fontes documentais inéditas geradas nas instituições educacionais dirigidas pelo educador anarquista João Penteado, no período de 1912 a 1961, entre elas a Escola Moderna n. 1. O mapeamento das fontes traduziu-se na construção de um Inventário Analítico, visto como instrumento facilitador do uso pedagógico do arquivo escolar no ensino e pesquisa e como instrumento de classificação formal, propiciador da localização de novas fontes para a história da educação. O texto apresenta dupla perspectiva: relatar a dimensão pedagógica das fontes institucionais assim como indicar sua relevância para a pesquisa histórica e, em particular, a história da relação trabalho e educação na sociedade brasileira.

Palavras-chave : História da Educação; Arquivos Escolares; Educação Libertária; Anarquismo; Trabalhadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )