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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

KREUTZ, Lúcio  e  LUCHESE, Terciane Ângela. Grupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.01, pp.179-206. ISSN 2238-0094.

Na última década, tivemos diversas declarações de princípios no sentido de preservar os bens imateriais da diversidade cultural, especialmente as línguas, num claro sinal de mudanças profundas de concepção. Historicamente a diversidade cultural era considerada empecilho para a formação da Nação, exigindo severas medidas para extingui-la. A questão central do texto é epistemológica, a saber: que conceitos facultam pesquisar a interação de culturas na história da educação? Isto nos situa em referências da história cultural, construídas em diálogo com a antropologia. Com referências a pesquisas anteriores sobre processo escolar entre grupos étnicos, no entanto, privilegia-se neste texto a questão teórica relacionada com conceitos que permitem analisar a questão do diálogo entre culturas, tendo como referência os grupos étnicos do Rio Grande do Sul, com ênfase nos imigrantes e seu processo escolar étnico.

Palavras-chave : Pluralidade Cultural; Políticas Públicas de Educação; História da Educação.

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