SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02El impacto de las nuevas sociabilidades: sociedad civil, recursividad comunicativa y cambio educativo en la hispanoamérica postcolonialO processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

GOMES, Maria Laura Magalhães. Lições de coisas: apontamentos acerca da geometria no manual de Norman Allison Calkins (Brasil, final do século XIX e início do XX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.53-80. ISSN 2238-0094.

O livro Primeiras lições de coisas, de Norman Allison Calkins, traduzido por Rui Barbosa, que circulou amplamente no Brasil no final do século XIX e início do XX, propõe o método intuitivo como um processo geral de ensino de todos os conteúdos a serem trabalhados com as crianças da escola primária. Neste artigo, analisa-se a obra do ponto de vista da apresentação dos conhecimentos matemáticos, focalizando-se especialmente as lições de geometria. Destacam-se cinco aspectos da abordagem adotada: a presença da geometria plana antes da espacial, os diversos materiais essenciais ao ensino da geometria, a associação do desenho ao ensino, a sequenciação dos conteúdos geométricos e a ligação ao prazer e à curiosidade da criança. Tecem-se, ainda, considerações acerca da utilização e da circulação do manual no que se refere ao ensino da geometria na escola primária brasileira.

Keywords : Primeiras Lições de Coisas; Norman Allison Calkins; Ensino Intuitivo; Geometria; Ensino de Geometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )