SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02O processo de equiparação ao Ginásio Nacional na Primeira República: o caso do Colégio Diocesano da ParaíbaAs passeatas estudantis: aspectos da cultura escolar e urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LEONARDI, Paula. Congregações católicas e educação: o caso da Sagrada Família de Bordeaux. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.103-129. ISSN 2238-0094.

A fim de discutir a chegada ao Brasil de muitas congregações religiosas femininas que afirmavam ter como finalidade o trabalho na educação, apresento aqui o caso da congregação das irmãs da Sagrada Família de Bordeaux. Este artigo analisa as circunstâncias da vinda das irmãs para o Brasil e as formas de ação estabelecidas por elas no país a fim de compreender seu percurso desde sua chegada (1908) até a fundação de um colégio (1953), confrontando-o com outros casos já estudados pela bibliografia. As fontes aqui apresentadas oferecem a possibilidade de observar as escolhas e as táticas utilizadas pelas irmãs para se estabelecerem no Brasil e desenvolverem suas atividades.

Palavras-chave : Congregações Católicas; Colégios Católicos; Igreja e Educação; Mulheres Religiosas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )