SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02As passeatas estudantis: aspectos da cultura escolar e urbana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MARTINEZ, Silvia Alicia  y  SOUZA, Donaldo Bello de. A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.155-189. ISSN 2238-0094.

O texto discute parte dos resultados de levantamento documental nacional e internacional, aqui enfocando a produção científica relacionada à história da educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal, publicada no período 1986-2006. Os estudos vinculados a esta temática encontram-se reunidos em seis categorias: produção e circulação internacional de saberes pedagógicos, historiografia da educação, escolarização primária, infância, profissão docente e disciplinas escolares. Dentre outros aspectos, a análise desta produção permite observar um predomínio quantitativo dos estudos que abordam a primeira temática, assim como ausências e lacunas de determinados temas importantes, revelando caminhos que precisam ser mais bem explorados.

Palabras clave : Levantamento Documental; História da Educação; Educação Comparada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )